domingo, 22 de agosto de 2010

Descritor Nove.

Se você deu uma olhada cuidadosa na matriz de referência deve ter notado que o descritor nove, pede que o aluno saiba reconhecer o Gênero Discursivo, certo? Mas o que o Gênero Discursivo? se você já sabe, parabéns, mas se não sabe tá na hora de aprender, vamos lá?

Gênero Textuais ou Gêneros Discursivos -
são tipos específicos de texto de qualquer natureza, literários ou não tanto na forma oral como na escrita, os gêneros textuais são caracterizados por funções específicas e organização retórica mais ou menos típica. São reconhecíveis pelas características funcionais e organizacionais que exibem e pelos contextos onde são utilizados. Gêneros textuais são formas de interação, reprodução e possível alteração sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso (quem usa quais textos) e poder.

Pronto, agora você ja tem a definição de Gênero Textual e pode trabalhar em sala com seu professor, mas antes  vamos conhecer os gêneros textuais mais comuns.
• Romance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados. • Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.
• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.
• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia-a-dia. 
A poesia é o texto onde há a manifestação de um eu lírico, esse expressa suas emoções, idéias, mundo interior ante o mundo exterior. São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada.
Ex. de poesia.

Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro
Os pulsos e os punhos cortados
E o resto do meu corpo inteiro.
(Titãs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário